Permacultura – podcast Mojojá – se integre ao ambiente, cuide do espaço


O que é permacultura?

A palavra permacultura originou-se da expressão “permanent agriculture“, porém hoje, devido a sua maior abrangência, passou a significar “cultura permanente”. E por isso mesmo não é fácil defini-la em poucas palavras. Mas olhando para sua essência e não para sua abrangência, penso que a definição apresentada há muito tempo atrás pelo próprio Bill Mollison continua sendo a mais apropriada. Ele juntamente com David Holmgren estão desenvolvendo a permacultura, desde o início dos anos 1970, na Austrália, unindo culturas ancestrais sobreviventes com os conhecimentos da ciência moderna.

Permacultura é um sistema de design para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos em equilíbrio e harmonia com a natureza.
– Bill Mollison

Os princípios da Permacultura
Os 12 princípios de design da Permacultura articulados por David Holmgren em seu livro Permacultura Princípios e caminhos além da sustentabilidade:

1. Observe e interaja: Alocando tempo para engajar-nos com a natureza, podemos desenhar soluções adequadas à nossa situação particular.
2. Capte e armazene energia: Desenvolvendo sistemas que coletem recursos que estejam no pico de abundância, podemos utiliza-los quando houver necessidade.
3. Obtenha rendimento: Assegure-se de que esteja obtendo recompensas verdadeiramente úteis como parte do trabalho que você está fazendo.
4. Pratique auto-regulação e aceite retornos: Precisamos desencorajar atividades inapropriadas para garantir que os sistemas continuem funcionando bem.
5. Utilize e valorize recursos e serviços renováveis: Faça o melhor uso da abundância da natureza para reduzir nosso comportamento consumista e nossa dependência de recursos não-renováveis.
6. Evite o desperdício: Valorizando e fazendo uso de todos os recursos que estão disponíveis para nós, nada será desperdiçado.
7. Projete dos padrões aos detalhes: Dando um passo atrás, podemos observar padrões na natureza e na sociedade. Estes padrões podem formar a espinha dorsal de nossos projetos, com os detalhes sendo preenchidos conforme avançamos.
8. Integre ao invés de segregar: Colocando as coisas certas no local certo, fazemos com que as relações entre uma e outra se desenvolvam e elas passam a trabalhar juntas para ajudar uma à outra.
9. Utilize soluções pequenas e lentas: Sistemas pequenos e lentos são mais fáceis de manter do que sistemas grandes, fazendo uso mais adequado de recursos locais e produzindo resultados mais sustentáveis.
10. Utilize e valorize a diversidade: A diversidade reduz a vulnerabilidade à uma variedade de ameaças e tira vantagem da natureza única do ambiente na qual reside.
11. Utilize bordas e valorize elementos marginais: A interface entre as coisas é onde os eventos mais interessantes ocorrem. É onde frequentemente estão os elementos mais valiosos, diversificados e produtivos de um sistema.
12. Utilize e responda criativamente às mudanças: Podemos ter um impacto positivo nas mudanças inevitáveis se as observarmos com atenção e intervirmos no momento certo.
Sinopse do episódio:
Filipe Sabara é um dos fundadores da ONG Arcah (Associação de Resgate ? Cidadania por Amor ? Humanidade), que desde 2012 já ajudou a resgatar de maneira eficaz mais de 200 moradores de rua.
No âmbito profissional, Sabara é diretor da BERACA, uma das maiores fabricantes de insumos para cosméticos ? base de frutos da Amazônia.

Neste episódio, você irá ouvir:
– Permacultura sendo usada para tudo na vida;
– Saber dosar sua velocidade e força;
– Crie os hábitos que você quer ter;
– Motivação X Disciplina;
– Lidando com mudanças;
– O que é feito na ONG Arcah(Associação de Resgate ? Cidadania por Amor ? Humanidade);
– Como surgiu?
E muito mais.

Arcah – Quem são?
A Associação de Resgate à Cidadania por Amor à Humanidade é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2012 na cidade de São Paulo composta por jovens formadores de opinião, que se preocupam com bem estar do próximo.
Nosso objetivo é proporcionar meios seguros de envolvimento e apoio ao resgate à cidadania, focando indivíduos em situação de rua, mediante apoio a projetos e negócios sociais eficazes na desintoxicação, reabilitação, educação, capacitação profissional e reintegração à sociedade e ao mercado de trabalho.
Links:
1. mojo já #24 – permacultura
http://mojoja.com.br/mojo-ja-24-parte-1-um-papo-sobre-permacultura-com-filipe-sabara/
http://mojoja.com.br/um-papo-sobre-permacultura-com-filipe-sabara-mojo-ja-24-parte-2/

2. Arcah
http://www.arcah.org/

3. Fundamentos da permacultura

http://holmgren.com.au/downloads/Essence_of_Pc_PT.pdf

4. O que é permecultura?

http://www.setelombas.com.br/permacultura/o-que-e-permacultura/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s