Hackers na prefeitura de São Paulo, e isso pode ser bom!


O Orçamento urbano participativo, nos permite acompanhar o programa de metas da prefeitura de forma clara, e menos obscura. Você pode acompanhar metas específicas, receber alertas, e filtras pela sua área de interesse, ou mesmo pela sua localização.

Além disso, temos a questão do ciclo participativo de planejamento e orçamento onde são eleitos participantes da sociedade por sub prefeitura, para sugerir mudanças no planejamento, escutar a sociedade e acompanhar o orçamento.

Por fim e não menos interessante, a associação do Café Hacker, um grupo de comunicação associada a Controladoria da Prefeitura, que irá detalhar dados, com software livre apoiando a população e servidores do município a entender melhor os dados.

Claramente temos hoje na prefeitura, uma estrutura de projetos e metas, e modos mais efetivos de aproximar o cidadão. Com tecnologia e claridade.

Veja abaixo detalhes destes programas.

Programa de metas 
Reduzir as desigualdades em uma cidade do tamanho e da complexidade de São Paulo não é tarefa fácil. O Programa de Metas 2013-2016 reconhece os limites de seu horizonte temporal para fazer frente a uma história de ações desordenadas e concentradoras sobre o território paulistano. Ao mesmo tempo, propõe-se a dar os primeiros passos no caminho da construção de um processo de planejamento participativo e transparente que aponte os eixos de superação das desigualdades sociais, econômicas e regionais.

O esforço de elaboração do Programa de Metas 2013-2016 foi o de ir além da lista de metas, apontando objetivos estratégicos, eixos estruturantes e articulações territoriais sobre os quais se pretende alcançar resultados efetivos. Tais objetivos, eixos e articulações, em conjunto com a participação popular no processo, são a verdadeira ponte para a elaboração de um projeto de cidade. A possibilidade de transformação desse projeto em realidade passa pela execução das metas, mas passa também pela continuidade do acompanhamento desses aspectos estratégicos, pela capacidade de ajuste de percurso e, principalmente, pela apropriação desse projeto pela população. O Programa de Metas 2013-2016 pode ser o começo de uma grande mudança. Esperamos que os paulistanos aceitem o convite e nos acompanhem na construção desse novo modelo de planejamento público e compreensão da ação sobre a cidade.

Reafirmando os princípios de transparência e Governo Aberto, o processo de desenvolvimento dos requisitos do aplicativo Programa de Metas buscou a contribuição de diversos setores sociais, programadores e movimentos de defesa da transparência governamental. Os itens abaixo apresentam alguns dos principais resultados desse trabalho.

Detalhes do programa:
http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/o-programa/

Visualização das metas:
http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/

Documento com programa detalhado:
http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/wp-content/uploads/2014/04/O-Programa_detalhado_download.pdf

Ciclo Participativo do Planejamento e Orçamento
A marca de uma gestão participativa e transparente é o envolvimento da sociedade na construção de instrumentos de planejamento e nas ações que visam o benefício e a melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade. Para que exista uma integração entre o poder público e a população foi criado o CPPO – Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento.

Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento 

Infográfico

http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/noticia/veja-o-video-e-o-infografico-do-cppo/

Hackers/Desenvolvedores na Controladoria geral da prefeitura:
http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/

Nada melhor que um dedinho de prosa com café para aproximar as pessoas e discutir boas ideias. É isso que propõe o Café Hacker: um encontro entre profissionais da Comunicação – jornalistas, programadores, pesquisadores – ou cidadãos interessados em conhecer dados e informações que estão sob guarda da Prefeitura de São Paulo, de um lado; e, por outro, servidores, técnicos e representantes do poder público que lidam cotidianamente com um grande volume de informações, mas nem sempre conhecem as necessidades e demandas da população que quer acessá-las.
A Controladoria Geral do Município (CGM), com apoio de diversas Secretarias e órgãos públicos municipais, vai organizar esses encontros periodicamente, de maneira itinerante. A cada edição do Café Hacker, uma Secretaria será a anfitriã, e abrirá suas portas para bater um papo com um grupo.
A ideia começou com a equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, para a construção da Plataforma Gestão Urbana. Outros temas e secretarias podem ser sugeridas, assim como novos encontros podem ser autogestionados – prepare seu café!

Cafe Hacker Administração Indireta

Desenvolvimento programa:

http://planejasampa.prefeitura.sp.gov.br/metas/desenvolvimento/

Características do aplicativo
A aplicação do Programa de Metas, também conhecido como Sistema de Monitoramento das Metas, é uma ferramenta web que proporciona acesso transparente ao andamento das principais metas de um município ou outra jurisdição, através de painéis dinâmicos. A porcentagem de andamento para uma meta de governo é calculado a partir do avanço de etapas pré-definidas dos projetos associados a ela, através da leitura de um banco de dados.

Software Livre
Esta aplicação está sobre um conjunto de Softwares Livres, desde o Linux no servidor até o WordPress no conteúdo. Isto evitou a contratação de licenças proprietárias, barateando o desenvolvimento do projeto. Por ter o código aberto, qualquer cidadã ou cidadão com conhecimento básico em programação pode estudar como o sistema funciona, como ele foi desenvolvido, e até mesmo cópia-lo. O código está licenciado em GPL v3. Acesse no Git da Prefeitura de São Paulo, ou, se preferir participar da comunidade de desenvolvimento presencialmente, fique atento ao próximo Café Hacker SP.

API
Para possibilitar que qualquer pessoa com conhecimento básico em programação possa desenvolver aplicativos utilizando os dados das metas, foi desenvolvida uma API (Interface de Programação de Aplicativos).
Ela permite uma leitura democrática das informações e também que novos sistemas para visualizar ou monitorar as metas –tão bons ou até melhores do que o oficial– possam surgir.

Anúncios

Um comentário sobre “Hackers na prefeitura de São Paulo, e isso pode ser bom!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s