Você doaria seu dados?


cq5dam-web-1440-660

Por que não usar os nossos dados para melhorar a prevenção de doenças?

“Vivemos em um mundo onde usamos milhões de variáveis para prever qual anúncio você vai clicar. Se você tem ou não direito à um empréstimo. Que filme você pode assistir em seguida. Mas quando se trata de nossos corpos e até mesmo graves doenças, queremos reduzir as informações a apenas uma ou duas variáveis.”

“É uma loucura que tenhamos tão pouco dados sobre nossas medidas. A batalha é grande para o médico atual ter acesso aos dados, estamos usando ferramentas de 200 anos para ter estes dados tão limitados”.

É por isso que precisamos pegar emprestado de outros domínios da ciência e dados e aplicar isso para nossos corpos, de todas as formas, eis o argumento do fundador da Q, o CEO Jeffrey Kaditz no podcast a16z, sócio do bio fundo Vijay Pande (em conversa com Sonal Chokshi).

Mas como chegamos lá? Como poderiamos definir o direito àos dados? Poderiam possivelmente doar dados como nós atualmente doamos órgãos? E para a captura de doenças como o câncer de próstata ou mama cedo, como podemos usar dados capturados em vários pontos no tempo — algo que não é realmente feito agora na medicina — para ser mais preditiva, sensível e específico, além de amostras de população “representativas”? O que é um ‘diagnóstico’, realmente, afinal um modelo preditivo?

Para pensarmos:

“A sociedade tornou-se estatística. Um novo tipo de lei veio a ser, análogo às leis da natureza, mas pertencente às pessoas. Estas novas leis foram expressas em termos de probabilidade. “

Ian Hacking

Link para escutar o podcast: Podcast a16z- Health data feedback loop

Anúncios

Um comentário sobre “Você doaria seu dados?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s